Na última semana do mês de agosto, o Município de Mirandópolis receberá a visita dos co irmãos para celebrar os 40 anos de irmandade entre a Cidade Labor e Takaoka, na Província de Toyama, no Japão.
Está prevista para o domingo (24) a chegada dos 16 integrantes da comitiva que representam a cidade japonesa. A primeira recepção acontecerá na sede da Associação Cultural e Esportiva de Mirandópolis – ACEM (clube Nipo Brasileiro) no mesmo dia. Na segunda-feira (25), a agenda dos visitantes consta visita ao Gabinete do Poder Executivo, sede Poder Legislativo e solenidade de irmandade no Palanque Oficial da avenida Rafael Pereira.
Segundo a relação enviada pelo governo japonês, a comitiva será composta pelos seguintes membros:
- Masaki Takahashi – prefeito de Takaoka
- Hiroshi Aoki – presidente da Câmara Municipal de Takaoka
- Kazuko Hizume – vereador de Takaoka
- Minoru Kiguti – presidente da Associação de Toyama de Intercâmbio e Amizade entre Brasil e Japão
- Eikiti Sasajima – chefe da seção de intercâmbio internacional da Prefeitura de Takaoka
E cinco estudantes cujos nomes ainda não foram divulgados.
A parceria mantém uma escola da língua e cultura japonesa em atividade no Município. O grupo ainda deve visitar a Praça Takaoka, Escola de Língua Japonesa Takaoka, uma plantação de seringueiras no bairro Terceira Aliança, um confinamento em Castilho e indústrias da região.
O prefeito Chicão Momesso comemora a celebração de mais uma data importante para Mirandópolis. “2014 está sendo um ano muito especial, comemoramos 80 anos de fundação com uma programação variada e agora poderemos receber os nossos co-irmãos para marcar 40 anos de história e cultura”, disse o Chefe do Executivo.
IRMANDADE
De acordo com a história da irmandade entre Takaoka e Mirandópolis, tudo começou em 1974, quando um grupo de cidadãos mirandopolenses foram convidados pelo presidente da empresa Hokuriku Aluminium Co., Sr. Saburo Arai para visitar as instalações da industria no Japão. Na ocasião, foram: o então prefeito de Mirandópolis, Oswaldo Brandi Faria; o vice-prefeito Antonio Duenhas Monreal e sua esposa Terezinha Monreal; o empresário Ezio Macedo Veronese e sua mulher Wilma Veronese; os agricultores e pecuaristas Geraldo José Delai e sua mulher Aurora Brambila Delai e Mario Dias Varela e sua mulher Zilda Marques Varela e o presidente da colônia japonesa Tsutomu Nabeta.
Ao longo dos 40 anos várias autoridades de Mirandópolis visitaram a cidade de Takaoka para eventos comemorativos e no próximo mês, será a vez da Cidade Labor retribuir recebendo esta importante comitiva.
Mirandópolis já possui pontos que marcam a ligação entre as duas cidades. No bairro São João da Saudade - a Praça Takaoka; na sede da Associação Cultural e Esportiva de Mirandópolis, clube nipo-brasileiro, possui uma réplica de um portal Torii; ao lado do Paço Municipal - um jardim com vários monumentos que marcaram nossos laços. No dia 25 de agosto, às 10h30 será fixado na avenida Rafael Pereira o símbolo dessa união com um brasão de cada município ao lado do Palanque Oficial.