Foi oficializada na quinta-feira (3) a concessão do prédio da estação ferroviária ao Município de Mirandópolis. A área pertence ao Governo Federal e foi cedida pela Secretaria do Patrimônio da União para que o Município possa investir no local e transformá-lo em um Centro Cultural aberto a toda população.
Responsáveis por esse trabalho, assinaram o documentos: o prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso e o vereador José Carlos Manzotti, que, emocionados lembraram a trajetória dessa conquista. “Em meados de 2010 estive em Valparaíso reunido com a doutora Ana Lúcia dos Anjos [Superintendente do Patrimônio da União em São Paulo] e reivindicamos a concessão das áreas não operacionais pertencentes à ferrovia. Na época, ela nos orientou a elaborarmos um projeto detalhado das medidas das áreas existentes e então começamos os trabalhos”, conta o vereador.
Segundo o representante do Poder Legislativo, o processo contou com apoio também do deputado estadual Antonio Mentor (PT/SP) que o acompanhou em reuniões no Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte – Dnit e outras etapas. Ao longo dos quatro anos, foram inúmeras reuniões em São Paulo e Brasília para liberação do documento assinado no dia 3 de julho.
O período foi marcado por diversas solicitações técnicas, apresentações de documentos e até elaboração de um novo projeto precisou para que o sonho de muitos mirandopolenses virasse realidade. “Em janeiro de 2013, assim que o prefeito Chicão assumiu a Prefeitura, fomos até Brasília e nos reunimos com a secretaria do patrimônio da união, Cassiana Marone; o diretor Paulo Simões e o senhor Cassio do departamento de infraestrutura da união. Essas pessoas não mediram esforços e, no dia 02 de julho 2014, para nossa grande alegria recebemos um telefonema para irmos a São Paulo assinar o termo de cessão da área”, comemora o vereador.
“É o resultado de um trabalho em equipe. Muitas pessoas foram importantes para chegarmos até aqui. De agora em diante poderemos investir no prédio para que o mesmo seja um ponto de encontro da arte e cultura de nossa cidade”, disse o prefeito Chicão Momesso anunciando que no local será feita uma revitalização do prédio da ferrovia para implantação do Centro Cultural que contará com sala de vídeo, sala de palestras, biblioteca, feira de artesanatos, feira livre, espaço para recreação e lazer e praça de alimentação. Atualmente o Município não possui nenhum local dedicado exclusivamente à arte e cultura.
Segundo o vereador, a área que margeia a avenida Dr. Raul da Cunha Bueno será adquirida pela administração municipal e repassada aos comerciantes, com isso será criado um novo centro comercial à gerando empregos e desenvolvimento para o Município.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA