Buscando valorizar as peculiaridades do Município, o Departamento de Educação organizou um desfile comemorativo com a participação de escolas, entidades, clubes de serviços e demais representações da sociedade civil miranodopolense. O evento realizado na avenida Rafael Pereira, reuniu milhares de pessoas no dia 24 de junho, dia em que a cidade comemorou 80 anos de fundação.
A programação variada foi inédita nas apresentações de desfile da cidade. Ao todo, 21 delegações passaram em frente ao Palanque Oficial homenageando a Cidade Labor com temas relacionados às características do Município.
A primeira atração foi a fanfarra do projeto “Espaço Amigo”, de Lavínia, com a canção “Parabéns para você” felicitando a cidade vizinha. A Rede Municipal de Ensino trouxe um carro abre-alas com o tradicional bolo de aniversário, velinha de 80 anos demonstrando amor e civismo pela terra natal. Em coral, as crianças do Pré II prestaram homenagem aos mirandopolenses cantando o Hino do Município.
ESCOLAS
Os alunos do Ensino Fundamental, valorizaram a cultura sertaneja prevalecente em Mirandópolis, homenageando também os peões e as comitivas: Boa Esperança, Cachoeira, Primavera e São Sebastião. O Grupo de Catira da EMEB Antonio Rodrigues Martins Neto, da cidade de Araçatuba, também se apresentou.
Educação de Qualidade, foi o tema do Centro Educacional Sesi 323, que entrou na avenida ao som do hino da escola. A unidade ganhou novo prédio este ano e atende mais de 300 alunos em tempo integral. A escola estadual Dona Noêmia Dias Perotti ressaltou a preocupação em “educar para a vida”.
HISTÓRIA
Os símbolos municipais foram representados pelo Centro Educativo Municipal de Promoção e Interação Social - CEMPIS com a bandeira do Município. “Com o fim da ditadura foi revogado o decreto lei que proibia os municípios de terem seu próprio símbolo, com isso a Prefeitura Municipal de Mirandópolis através do projeto Lei 29/60 convidou o professor Walter Victor Sperandio para sua execução. O desenho adota como principal elemento o brasão de armas que representa a agricultura e a pecuária através dos desenhos do touro e o ramo de café e a criação da cidade através da capela, aplicado sobre as cores vermelho e azul. E com a legenda escrita em latim, Mirandópolis Urbis Laboris”, explicou o mestre de cerimônia, Claudio Pascoal.
Os pioneiros nordestinos que fundaram Mirandópolis: Manoel Alves de Ataíde, do Livramento de Brumado, estado da Bahia, e sua esposa Ana Luiza da Conceição e foram homenageados pelos alunos da EMEF Profª. Ebe Aurora Fernandes Marcos.
CULTURA
O Departamento de Cultura apresentou duas companhias de folia de reis: a Companhia de Santo Reis Estrela do Oriente e a Estrela da Guia do Terço dos Homens. O grupo Memória de Capoeira, que chegou em Mirandópolis em 1985 também encantou o público presente com a performance das mais de 100 crianças participantes do projeto.
Outra cultura predominante em Mirandópolis, a colônia japonesa também esteve presente no desfile. Escolas e Comunidade Yuba se juntaram para homenagear Mirandópolis com o tema “Matsuri”, que significa Festa. 10. A Associação Cultural E Esportiva De Mirandópolis – ACEM levou à avenida os alunos da Escola de Língua Japonesa, Departamento de Atletismo e Departamento de Beisebol. Exatamente neste ano, Mirandópolis (cidade co-irmã) está completando 40 anos de intercâmbio com a cidade de Takaoka – Japão.
ENTIDADES
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mirandópolis – APAE também participou desfilando e exibindo os pães produzidos com o kit da padaria artesanal doado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
O Rotary Club de Mirandópolis, filiado ao Rotary Internacional, foi fundado, em Mirandópolis 1.953, levou para a avenida associados do Rotary Clube, Casa da Amizade, Rotaract, Interact Club e intercambiários.
A Ordem Demolay, Capítulo União Fraterna de Mirandópolis, apresentou aos mirandopolenses esta entidade que tem como principal propósito a preparação de melhores cidadãos e a criação de líderes através do desenvolvimento do caráter, enfatizando Sete Virtudes Cardeais: "amor filial", "reverência pelas coisas sagradas", "cortesia", "companheirismo", "fidelidade", "pureza" e "patriotismo".
O Moto Clube SP 300, há 12 anos realizando eventos beneficentes em Mirandópolis, chamou a atenção dos mirandopolenses com as motocicletas de altas cilindradas.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
O Governo Municipal também prestou contas do seu trabalho à população durante o desfile. Além da Educação que organizou o reuniu a equipe de ensino do Município, os departamentos de Esporte, Promoção Social, Meio Ambiente, Saúde e o setor de transportes desfilaram suas conquistas pela principal avenida da cidade.
Esporte: Hoje atendendo mais de 500 atletas entre crianças, jovens, adolescentes, adultos e melhor idade, através de várias parcerias. O setor oferece futebol de campo, futebol de salão e judô masculino e feminino, capoeira, malha, natação, bocha, projeto bem viver, vôlei adaptado masculino e feminino, hidroginástica.
Promoção social: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS, Renda Cidadã, Bolsa Família, Ação Jovem, Viva Leite, Casa Abrigo, Melhor Idade, Equipe Volante (CRAS nos Bairros Rurai), Polo Regional de Beleza (Manicure e Pedicure, Maquiador, Assistente de Cabelereiro e Depilação e Design de Sobrancelhas), Escola da Moda, Campanha do Agasalho e Programa de Aquisição de Alimentos. E para homenagear Mirandópolis, o grupo da Melhor Idade apresentou a Coreografia “Kananciuê: A Lenda dos Carajás”, campeã nos Jogos Regionais do Idoso, em Penápolis.
Meio Ambiente: com a Cooperativa Global Reciclagem, fundada em 12 de Dezembro de 2007, recolhendo cerca de 800 toneladas de material do meio ambiente auxiliando a preservação ambiental, a limpeza das vias públicas, a extinção de catadores no aterro sanitário, a qualidade de vida dos munícipes e dos 12 cooperados filiados.
Saúde: A saúde entrou na avenida com colaboradores dos setores de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de vetores, vigilância sanitária, epidemiológica e profissionais do programa Mais Médicos. Ressaltando a qualidade no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Município que estão recebendo investimento de mais de R$ 2,5 milhões para alcançar atendimento de excelência aos munícipes.
BANDAS
Além da fanfarra de Lavínia, a Banda Marcial de Rancharia prestou homenagem à Mirandópolis, participando do evento no dia de aniversário da Cidade Labor. Regida pelo maestro José Carlos Correia Ferreira, a banda também enalteceu o trabalho do colaborador Paulo Turri, que morou em Mirandópolis e se dedicava às bandas e fanfarras da época. O filho do homenageado, Paulo César Turri, esteve no desfile acompanhado do prefeito de Rancharia, Marcos Slobodticov e outras autoridades daquele município.
A BM3 – Banda Marcial Municipal de Mirandópolis entrou na avenida sob aplausos entusiasmados da população. Fundada em 1997, conta hoje com 70 componentes, sob a regência do maestro Wellington Reginaldo e coreógrafa, a professora Cintia Rigui. Hoje a banda é parte do projeto de musicalização que atende aproximadamente 100 crianças e jovens no município e que tem a parceria do Cempis através do Departamento de Educação. Em toda trajetória, conquistou mais de 30 troféus sendo 80% deles, de campeã, tendo como destaque os seguintes títulos: Campeã nacional em engenheiro Beltrão – PR, Campeã nacional em Campo Grande – MS, Vice- campeã estadual – São João da Boa Vista – SP e Campeã geral – Bocaina – SP.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------