Cerca de 180 alunos da escola municipal Ebe Aurora Fernandes Marcos, do Colégio Objetivo e do Centro Educacional Sesi CE-323 concluíram na manhã desta quarta-feira (28), no clube Nipo, a capacitação pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. Todos os estudantes receberam certificado de participação.
Com o objetivo de passar mensagens de valorização à vida e da importância de não se aproximar das drogas e da violência, o Proerd, desenvolvido pelo 28º Batalhão da Polícia Militar do Interior, foi aplicado durante 10 semanas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Diversas autoridades locais, pais e familiares das crianças compareceram ao evento. Na oportunidade os alunos fizeram o juramento se comprometendendo a ficar longe das drogas, realizaram apresentações e prestaram homenagem ao soldado PM Elias Pereira, instrutor do projeto. Quem também recebeu homenagem foi o Cabo Reinaldo Luis Quexada, diretores e vice-diretores fizeram entrega de um presente como forma de agradecimento ao trabalho realizado ao longo de nove anos.
Segundo o 1º Tenente PM Ilton Dias de Freitas Júnior, o projeto busca prevenir a questão da ordem pública na sociedade. “O Proerd introduz valores em nossas crianças. São valores para tomar conhecimento do perigo que é o caminho das drogas, todos os males que elas trazem às pessoas e também a questão da violência: prevenir e evitar o conflito”, disse Júnior. “O comércio de drogas ilícitas é o principal responsável dos males da sociedade. O usuário rouba muitas vezes para manter seu vício. E nisso (no roubo), ele pode tirar a vida de um trabalhador, de um pai de família. Então, o papel da polícia militar é de enfrentar as drogas. Por isso, temos que educar nossas crianças que são as sementes da nossa sociedade. Se o nosso objetivo é ter uma sociedade herdeira, temos que investir nas crianças”, concluiu o tenente.
A diretora do Departamento de Educação, Eunice Zuim Fazano, ressaltou sobre o papel da família junto às crianças no combate às drogas. “Todo processo educativo é extremamente importante na vida das crianças. Por isso, precisamos mais do que nunca da parceria dos pais. Precisamos ter um diálogo mais afinado. De uma forma ou de outra os filhos procuram pelos pais para que acolham neste momento. A presença de vocês é importante na vida das crianças. Continuem presentes em todas as situações”, discursou Fazano.
Representando o prefeito Chicão Momesso, a primeira dama, Alessandra Momesso, também enalteceu a presença dos pais no evento. “Hoje, como mãe, com certeza sou uma pessoa diferente, e vejo a vida com outros olhos: como nós fazemos o diferencial no nosso lar e na vida de nossos filhos. Portanto, parabéns a todos vocês, que deixaram os seus lares, os seus afazeres, para estarem aqui hoje prestigiando e participando desse momento na vida de nossas crianças. O meu aplauso não é somente para vocês, crianças, mas para os seus familiares que aqui estão nesse momento muito importante”, falou a primeira dama.
Após dias de compartilhamento e construção de conhecimentos na prevenção e resistência ao uso de drogas e a violência, os alunos foram incentivados a produzirem redações. Desses textos, apenas uma redação de cada ano foi premiada.
As redações escolhidas foram das alunas: Gabrieli Rodrigues da Costa, do 5º ano A, e Rebeca da Silva Lopes de Almeida, do 5º ano B, da Ebe Aurora Fernandes Marcos; Ágatha Nunes Marcílio, do 5º ano A, do Sesi; e Isabella Favero Bonilho, do 5º ano A, do Colégio Objetivo.
O programa desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com o Município de Mirandópolis e Departamento de Educação é implantando há mais de 14 anos. As próximas escolas que participarão do Proerd são: EMEF Professor Hélio Faria, Itelvina Ferreira, Tomica Abe, Sara Beatriz de Freitas e Harumi Kitahara. Os trabalhos começarão a ser desenvolvidos no 2º semestre deste ano.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------