Assim como os bairros urbanos, o Amandaba, localizado a sete quilômetros do centro de Mirandópolis, também está incluso no pacote de obras do Município. A comunidade acompanha a movimentação das empresas de engenharia que já estão instaladas no local.
Os investimentos em vários setores para melhorar a qualidade de vida dos moradores são: reforma e ampliação na Unidade Básica de Saúde “Dr. Nelson Yurasseck”; reforma do playground do Centro Educacional Infantil; implantação do projeto ecológico na escola municipal Itelvina Ferreira; construção de galeria; e a pavimentação da rua Domingos Calemi.
SAÚDE
Na UBS, a empresa Concresp Empreendimentos Imobiliários Ltda já está executando as obras de ampliação e adequação do prédio. Na manhã desta segunda-feira (26) o alicerce da nova ala já estava em andamento. Segundo o projeto, serão construídos mais 173 metros quadrados com salas de consulta, odontologia, ginecologia, ultrassom, exames, curativos e demais procedimentos. O investimento é de R$ 246.803,70 com recursos do Governo Federal e contrapartida do Município.
A ampliação acontece no espaço aos fundos da Unidade e proporcionará melhor distribuição dos serviços de atendimento à população. “Teremos uma sala para a equipe de agentes comunitários. Hoje fazemos as reuniões e distribuição de serviços na recepção ou no consultório médico”, comemora uma funcionária durante a visita do prefeito Chicão Momesso às obras.
EDUCAÇÃO
O Centro Educacional Municipal do bairro Amandaba receberá novo playground para as crianças brincarem no horário de recreio e atividades de lazer. Os brinquedos atuais encontram-se quebrados ou inadequados e serão substituídos. O espaço fica ao lado da unidade de saúde.
Também pensando na educação, o Município vai investir quase R$ 100 mil na escola municipal Itelvina Ferreira. Junto ao setor de Meio Ambiente, a Educação vai criar um espaço de aprendizagem ambiental, aproveitando o contato com a natureza que o bosque da escola proporciona. A unidade hoje atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Com o novo projeto, além dos estudantes da unidade, alunos de outras escolas também desenvolverão aulas ambientais no local.
ASFALTO
Os moradores da maior e mais antiga rua do bairro Amandaba também estão em festa. É que na rua Domingos Calemi já está em andamento a obra de construção de galerias de águas pluviais para, em breve, receber guias, sarjetas e o asfalto que a população espera há mais de 50 anos.
Para o morador Natal Cipriano de Brito, o asfalto na porta de sua casa é um sonho que está se tornando realidade. “Moro há 50 anos aqui, sempre falaram que iam asfaltar e nunca vimos isso acontecer. Hoje as máquinas chegaram e eu tive certeza que esse prefeito é diferente dos outros”, disse emocionado ao ver os funcionários da Copel Engenharia iniciando os trabalhos.
A rua ainda é acesso para quatro igrejas evangélicas que atendem a toda a comunidade do Amandaba. “O dia que chove eu nem vou à igreja. Já escorreguei várias vezes na lama”, conta a dona de casa Josefina Anselma de Ataíde. à A vizinha dela também ficou contente: “Além dos estragos da chuva ainda tinha que conviver com a poeira nos dias secos. Por muitas vezes desacreditei, mas agora acredito que o asfalto vem”, comemorou uma moradora.
Além deles, outros residentes também falaram sobre a necessidade do asfalto: “Moro há 28 anos aqui e sempre quis ter o asfalto em à à frente de casa. Várias vezes não pude sair com o carro porque formavam buracos com a água da chuva. Mas graças a Deus esse problema está acabando”, conta Claudio Valezi.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------