O secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes descerrou a placa do Centro de Formação e Qualificação no complexo semi aberto da penitenciária Nestor Canoa, com a presença de autoridades regionais e reeducandos do regime semi aberto. O secretário também assinou convênio com o prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso para implantação do Programa Frente de Trabalho e anunciou que o Município vai receber uma nova unidade prisional.
Segundo o coordenador de reintegração social e cidadania do Estado de São Paulo, Mauro Bitencourt, o objetivo da SAP é proporcionar oportunidade. “O que estamos fazendo aqui hoje é muito mais que trazer um programa. Mas é fazer com que as pessoas tenham oportunidade de um emprego digno através da capacitação para mostrar à sociedade que eles podem ser novamente inseridos no mercado de trabalho e no convívio em geral”, disse.
Em parceria com a SAP e Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap o Município desenvolve várias ações para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos 50 reeducandos trabalhando em vários setores agilizando obras e projetos do município; o Viveiro Municipal está instalado no complexo semi aberto e já triplicou a capacidade de produção; a coleta seletiva também é realizada com a parceria e está coletando mais de 25 toneladas por mês e o curso de mecânica que já qualificou mais de 1.300 pessoas”, elencou o prefeito. O convênio com a SAP e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT para o programa Frente de Trabalho disponibilizará mais 28 reeducandos para a prestar serviços nos órgãos públicos municipais.
Para o secretário Lourival Gomes, a oportunidade oferecida aos sentenciados pode ajudar na transformação de conduta. “Estamos indo contra os padrões da sociedade, mas preferimos acreditar nesses seres humanos que não tiveram as mesmas oportunidades que nós e entraram na vida do crime. Fazemos isso para que eles saiam daqui de forma transformada e não voltem mais ao sistema prisional”.
A visita do Secretário também foi aproveitada para inaugurar o estande de Tiro e entrega dos certificados aos pró egressos que concluíram o curso de educação para o trabalho e cidadania, denominado “De olho no Futuro”. O estande de tiros foi construído para treinamento dos agentes.
NOVA UNIDADE
No final da solenidade, o secretário anunciou ao lado do prefeito Chicão Momesso, que Mirandópolis receberá mais uma unidade penitenciária de regime fechado. “Aceitamos a unidade, na condição de que os mirandopolenses que estão trabalhando fora tenham prioridade nas vagas daqui”, observou o prefeito. Com a nova unidade, a expectativa é que 150 pais de família que estão trabalhando como agentes de segurança penitenciária, agentes de escolta e vigilância penitenciária e demais cargos do setor, sejam transferidos automaticamente para Mirandópolis.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------