Cinco médicos especialistas em saúde da família irão atender nas Unidades Básicas de Saúde por meio da parceria entre Município de Mirandópolis e Governo Federal pelo programa Mais Médicos. Os profissionais vieram da República de Cuba e foram apresentadas oficialmente na noite de segunda-feira (28) pelo Departamento Municipal de Saúde.
A adesão ao “Mais Médicos” é parte do plano da administração em mudar o modelo na Atenção Básica. “O trabalho é realizado pelas equipes de saúde da família que atuam na Unidade Básica de Saúde e em sua área de abrangência, considerando não só o indivíduo, mas o contexto familiar e a realidade do território em que vive”, explicou a diretora do Departamento de Saúde, Natália Costa Lopes. A intenção é suprir a necessidade de atenção básica no município com assistência, promoção à saúde e a prevenção de doenças.
Com a parceria, foram enviados dois doutores: Armando e Abel e três médicas: Dialis, Dainet e Lilian para Mirandópolis, que atenderão no Centro de Saúde Dr. Yoshito Kanzawa e Unidades Básicas de Saúde Dr. Francisco Teothônio Pardo – bairro Nossa Senhora de Fátima e Nelson Yurasseck – Bairro Amandaba. Nas três unidades os profissionais atenderão pelo Programa Estratégia da Família, consultando desde a criança até o idoso.
Na recepção aos médicos, líderes de entidades, clubes de serviços e convidados da sociedade civil estiveram no Rotary Clube para dar boas vindas e conhecer detalhes sobre o programa. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciano Guinami, manifestou apoio à chegada dos cubanos e ressaltou que “estamos à disposição do Município para continuar melhorando a saúde da população. Nossa cidade está se tornando um canteiro de obras e estamos felizes por acompanhar tudo isso”, observou.
O prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso, acompanhado da primeira dama Alessandra Momesso, vice prefeita Maria José Martins Zanon e do vereador José Wilson Rodrigues Coura - Paraíba também ressaltou as melhorias, destacando que em menos de 18 meses a Saúde mirandopolense está melhor e vai avançar ainda mais com a chegada dos cubanos. “Assim como o Cristo Redentor está de braços abertos no Rio de Janeiro, Mirandópolis está de braços abertos os recebendo para atender a todos nós”, disse o prefeito Chicão Momesso pedindo uma salva de palmas para os profissionais que deixaram o País de origem para exercer a medicina em Mirandópolis.
Além dos médicos, a parceria com o Governo Federal está proporcionando a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Vale do Sol para atender a população de cinco bairros, somando mais de três mil pessoas. Além da reforma na UBS do bairro Primeira Aliança e ampliação da UBS Dr. Francisco Teothônio Pardo no bairro Nossa Senhora de Fátima. Ainda no dia 28 de abril, o Município realizou processo licitatório para compra de cinco novas ambulâncias e está projetando uma Central de Ambulâncias com acolhimento aos pacientes.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------