Todas as mulheres mirandopolenses que tiverem idade entre 40 e 69 anos e ainda não realizaram o exame de mamografia poderão realizar o procedimento na carreta do Hospital do Câncer de Barretos no período de 28 de abril a 21 de maio de 2014. O agendamento já pode ser feito nas unidades básicas de saúde.
As pacientes que realizaram o exame há mais de 10 meses também poderão fazer o agendamento gratuito. É necessário levar documentos pessoais, cartão SUS e cartão amarelo na unidade básica de saúde mais próxima para garantir a vaga.
PREVENÇÃO
A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. A mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.
O exame deve começar a ser feito a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos.
A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
-----------------------------------------------------------------------------