Os moradores do bairro Primeira Aliança terão em breve uma academia de exercícios do idoso no Bosque Municipal Shikazu Kitahara. A benfeitoria foi solicitada pelo Município de Mirandópolis ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o convênio foi assinado no dia 27 de novembro de 2013.
Com a Praça de Exercícios do Idoso a expectativa é que a população do bairro Primeira Aliança, Vila Municipal e demais munícipes da redondeza criem o hábito saudável da prática de exercícios físicos. A Praça foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista e promover o fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores, melhoria da amplitude articular, alimentação e educação alimentar e aumento de flexibilidade muscular.
Em Mirandópolis, o projeto da Praça de Exercícios do Idoso funciona no Bosque Municipal e reúne centenas de pessoas para a prática de exercícios. “No local também existem aparelhos de academia ao ar livre e pista de caminhada, também voltados para a qualidade de vida e bem estar dos munícipes”, destaca o prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso que assinou junto a presidente do Fundo Social de Mirandópolis, Alessandra Momesso e a presidente do FUSSESP, Lu Alckmin o convênio da nova academia.
Segundo o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, no Brasil 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja frequência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. A Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de cinco estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. Os aparelhos são: Estação Barras Paralelas: Facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta: Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; Estação Rampa-Escada: Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; Estação Ergometria: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; Estação Placa Giratória: Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e Estação Escada para Dedos: Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.