O prefeito Chicão Momesso assinou na quinta-feira (11) o convênio para desassoreamento das barragens Santa Helena e São Lourenço. Ambas são responsáveis pelo abastecimento de água para os mirandopolenses. Com a limpeza, é esperado que aumente pelo menos 40% da capacidade da água que chega às torneiras.
O governo do Estado de São Paulo fará, através deste convênio, a liberação de R$ 1,2 milhão para execução do serviço. O Município entrará com contrapartida para resolver o problema de baixa capacidade das represas.
Desde o início de 2013, o então Departamento de Água e Esgoto [atualmente transformado em gestão autônoma] vem se empenhando neste projeto que vai aumentar a capacidade de abastecimento das barragens São Lourenço (bairro Três Pontes) e Santa Helena (Jardim Aeroporto) para evitar que as residências mirandopolenses sofram com a falta de água nas torneiras.
Em estudo sobre a profundidade das barragens foi constatado que embora estejam trabalhando apenas com 0,70cm de espelho d’água, as barragens possuem capacidade de 1,80 m se retirada a areia que assoreia os reservatórios. A expectativa é que mais de 3.300 caminhões de areia e vegetações sejam retirados das represas, as quais dificultam o bombeamento.