Com maquinário e mão-de-obra próprios o Município está recuperando dois quilômetros de estrada do KM 32, no bairro Segunda Aliança. A via é o principal acesso entre os bairros Segunda e Terceira Aliança. Os trabalhos estão em fase avançada e já proporcionam melhor passagem aos motoristas.
Considerada uma das mais críticas daquela região, a “estrada do Km 32” recebe adequações que vão melhorar o escoamento da água da chuva, abertura da via e pedras estão sendo compactadas no solo para facilitar o acesso dos veículos. O trabalho é feito nesta época como prevenção aos transtornos na época das chuvas.
Dos 3.200 metros da via, dois quilômetros estão em recuperação. Segundo o Departamento de Obras, os trechos mais críticos da estrada estão recebendo melhorias. Além de ser a principal ligação entre os dois bairros, a estrada oferece acesso a 10 propriedades rurais cuja cultura predominante é pecuária de corte, considerada a 3ª potência econômica de Mirandópolis.
Na manhã desta sexta-feira (4), os trabalhos já estavam avançados com a aplicação de pedras britas e compactação do solo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda este mês. O prefeito Chicão Momesso acompanhou as fases da execução do trabalho e ressaltou a importância das estradas rurais para o Município. “Investimos em equipamentos, como uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e três caminhões basculantes para agilizar os trabalhos que atendem as principais economias do município: cana-de-açucar, hortifruti, pecuária e produção de ovos”, relatou o Chefe do Executivo.
50 quilômetros
Além dessa estrada, outra via também recebe ajustes com recursos próprios: no bairro Cotovelo/Morita, com recuperação de cinco quilômetros. Ambas não recebiam reparo há pelo menos 50 anos.
No geral, o trabalho em conjunto entre o Município de Mirandópolis, Usina da Mata e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está recuperando cerca de 50 quilômetros de estradas, possibilitando que a área rural do município tenha transporte de qualidade.
Os primeiros produtores beneficiados por esta tarefa foram os que utilizam a estrada MDP 406, que liga ao assentamento Esmeralda. Ao todo, foram recuperados 12 quilômetros pelo Programa Melhor Caminho. Até o fim do ano, a estrada Dois Mourões também será restaurada com 6,2 quilômetros pelo mesmo programa.
Segundo o Departamento de Agricultura, outras duas estradas foram recuperadas em parceria com a Usina da Mata: estrada Mimosa, que liga os assentamentos Primavera Núcleo 1 e 2, São Lucas e Esmeralda, com 13 quilômetros, e estrada Oriente, com 8,5 quilômetros de recuperação.
-----------------------------------------------------------------------------
MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
---------------------------------------------------------