O Sebrae – SP reconheceu Francisco Antonio Passarelli Momesso, como um prefeito que incentiva o desenvolvimento sustentável de sua cidade. O certificado do Prêmio Prefeito Empreendedor foi entregue ao Chefe do Executivo no dia do aniversário de Mirandópolis, 24 de junho, pelo gerente do escritório regional, Marco Aurélio Rosas. O trabalho desenvolvido junto às granjas foi o responsável pela honraria.
Criado para mostrar as ações empreendedoras nos municípios, o Prêmio do Sebrae- SP foi disputado entre 265 Prefeituras paulistas. Mirandópolis foi selecionada para ganhar o prêmio, na região, juntamente com Araçatuba e Andradina. A Cidade Labor se inscreveu com o projeto “Revitalização e Sustentabilidade do Parque Avícola”, se referindo ao trabalho desenvolvido pela administração municipal para incentivar e unificar a produção de ovos na Cidade Labor.
Segundo o projeto, a cultura de ovos é a 4ª potência econômica de Mirandópolis gerando mais de R$ 17 milhões ao ano. A produção perde apenas para a cana-de-açucar, hortifruti e pecuária de corte. Tal responsabilidade econômica está nas mãos de 11 produtores avícolas, que juntos, colocam em circulação mais de 34 mil dúzias de ovos ao dia.
O texto enviado ao Sebrae ressalta que a iniciativa do Governo Municipal em intervir para evitar o fechamento das granjas da cidade, iniciou na gestão anterior quando o prefeito era José Antonio Rodrigues. Chicão Momesso era o vice prefeito da época. “Tudo começou quando o maior produtor da cidade, com cerca de 80 funcionários, anunciou que iria fechar”, conta o engenheiro agrônomo Roberto Sekiya, que acompanhou todo o processo.
Desde então, os setores de agricultura e desenvolvimento econômico ofereceram atenção especial a estes produtores com orientações e motivações. O resultado foi a formação de uma associação, quebrando uma tradição de mais de 60 anos de sobrevivência. “Um produtor não conhecia a granja do vizinho, tinham medo de se relacionar para não criar concorrência, hoje eles produzem e vendem em conjunto”, destacou a diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio, Rose Ferreira. Rose e Sekiya acompanham semanalmente o encontro do grupo que discutem preços e investimentos.
Com a união dos granjeiros, foi possível adequar as propriedades rurais de acordo com as normas do Ministério da Agricultura e Pecuária, tornando-as pequenas indústrias, reduzindo custos de produção, maior lucratividade e garantindo mais de 120 empregos diretos. O Sebrae também participou do processo promovendo palestras e orientações administrativas. O “Dia de Campo” foi criado para levar os produtores até as propriedades do mesmo segmento e abriu os horizontes dos avicultores.
O que antes era um fardo, agora gera expectativas de crescimento. “Em 2009 a gente estava muito desanimado, pensava até em parar. Agora as coisas mudaram e temos tempo para administrar. Eu passava muito tempo classificando os ovos, então compramos uma máquina que faz tudo automático e posso ver outras questões da empresa”, contou o produtor Lucas Sadaike, proprietário da granja Sadaike.
Emocionado o prefeito Chicão Momesso destacou a importância da iniciativa. “A conquista que comemoramos é a reversão de um problema que estava prestes a fechar onze empresas de nossa cidade a agora estão produzindo cada vez mais. Consideramos este projeto um exemplo de superação e um modelo para o que o poder público seja promotor de um desenvolvimento sustentável”, finalizou dedicando o prêmio a todos os mirandopolenses.